Terremoto de 6,9 graus deixa dois mortos no estado mexicano de Chiapas

  • Por Agencia EFE
  • 07/07/2014 12h57

San Cristóbal de las Casas (México), 7 jul (EFE).- Pelo menos duas pessoas morreram no estado mexicano de Chiapas por conta do terremoto de magnitude 6,9 na escala Richter registrado nesta segunda-feira no sul do país, informaram fontes oficiais.

O diretor de Defesa Civil de Chiapas, Luis Manuel García Moreno, confirmou à Agência Efe a morte de José Ruiz Molina, 43 anos, que foi atingido por uma viga de sua casa no município de Huixtla e faleceu na hora.

A segunda vítima, identificada como Rosenberg Pérez Jacob, morreu quando circulava em um veículo pelo município de Motozintla e foi atingido por um desabamento de pedras registrado na altura da comunidade de Tolimán, assinalaram fontes locais de Defesa Civil.

Além disso, várias pessoas foram levadas a hospitais por golpes ou crises nervosas geradas pelo movimento telúrico registrado às 6h23 hora local (8h23, em Brasília), cujo epicentro ficou localizado a 47 quilômetros ao sudoeste do município de Tapachula, fronteiriça com a Guatemala.

As autoridades estatais também reportaram danos em estruturas e plataformas do aeroporto internacional Tapachula, apesar de não afetarem seu funcionamento, assim como em várias casas da região do Soconusco.

O coordenador nacional de Defesa Civil, Luis Felipe Puente, pediu à população que se mantenha em alerta perante a possibilidade de que sejam registradas réplicas do tremor.

Os presidentes do México, Enrique Peña Nieto, e da Guatemala, Otto Pérez Molina, visitarão hoje o estado de Chiapas, onde lançarão um programa para ordenar a imigração de centro-americanos neste país.

Na Guatemala, o diretor da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, disse que há três pessoas mortas por conta do tremor, sem precisar mais detalhes.

O México se encontra em uma das zonas sísmicas mais importantes do mundo, dado que interagem placas tectônicas como as do Pacífico, Cocos, América do Norte, Caribe e Rivera.

A maioria dos movimentos telúricos no México são gerados nos estados do sul do país.

Em 18 de abril, um tremor de uma magnitude de 7,2 na escala Richter e com epicentro no sulista estado de Guerrero causou danos materiais, cortes na eletricidade e na telefonia, assim como crise nervosas entre a população. EFE

aa-pmc/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.