Terremoto de magnitude 7,9 sacode o Nepal e provoca danos na capital do país

  • Por Agencia EFE
  • 25/04/2015 07h54

(Atualiza magnitude do terremoto e suas réplicas).

Katmandu, 25 abr (EFE).- Um terremoto de 7,9 graus na escala Richter, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), sacudiu o Nepal neste sábado, provocando importantes danos em Katmandu, capital do país, e em outras regiões.

Inicialmente, o USGS tinha informado que o terremoto era de 7,5 graus, elevando a intensidade do movimento telúrico posteriormente para 7,9 graus.

O tremor foi registrado às 11h56 locais de hoje (3h11 no horário de Brasília), a 81 quilômetros do noroeste de Katmandu. Após o terremoto de maior potência, outras 12 réplicas de menor intensidade – duas delas de 5,5 e 6,6 graus – atingiram o país, informou o USGS.

Vários edifícios antigos desabaram em Katmandu, incluindo templos e alguns monumentos, e milhares de pessoas estão nas ruas por causa do risco de queda de outros prédios.

As autoridades locais não emitiram até o momento nenhum relatório oficial sobre vítimas nem danos materiais provocados pelo terremoto, que também prejudicou os serviços de telecomunicações e abriu fendas em ruas e calçadas.

O aeroporto internacional de Katmandu foi fechado ao tráfego, de acordo com a imprensa local.

O tremor foi sentido no norte da Índia, desde Calcutá até a fronteira com o Paquistão, especialmente no leste e em regiões que fazem fronteira com o Nepal. O terremoto também chegou ao leste do território paquistanês, com registros na cidade de Peshawar e Lahore. EFE

sg-jlp/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.