Terremoto na ilha de Bornéu deixa mais de 190 alpinistas presos

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2015 12h03

Bangcoc, 5 jun (EFE).- Cerca de 190 pessoas passarão a noite no monte Kinabalu, onde ficaram presas nesta sexta-feira por culpa de um terremoto de 6 graus de magnitude que sacudiu a região no norte da ilha de Bornéu e causou avalanches de rochas.

Fontes da polícia do estado de Sabah, citadas pelo jornal local “The Star”, informaram que têm informações sobre 151 pessoas presas na montanha e outras 40 que são consideradas desaparecidas, enquanto 29 montanhistas conseguiram descer para um terreno seguro.

As autoridades não confirmaram por enquanto nenhum morto, só três feridos: uma turista turca e seus dois guias malaios.

No entanto, o médico Rezlan Abdul Raham, uma das pessoas que desciam de Kinabalu quanto ocorreu o terremoto, relatou que encontrou uma cingapuriana no solo sem pulso e outras duas mulheres feridas.

O tremor, que durou cerca de um minuto, causou desprendimentos de rochas, avalanches e o desabamento de dois montes batizados como “as orelhas do burro”, onde se pratica escalada, confirmou o ministro de Turismo da Malásia, Masidi Manjun, na rede social Twitter.

O movimento telúrico também causou graves danos em três hotéis e albergues da zona e, segundo o jornal “New Straits Times”, e outros de menor envergadura em um banco, um hospital, um colégio, uma delegacia, uma mesquita e várias casas.

As autoridades lançaram uma operação de busca e resgate das vítimas, mas os dois helicópteros que deveriam ter facilitado o descenso das pessoas presas tiveram que desistir por causa das espessas nuvens e o forte vento que encontraram na cúpula.

A alpinista Charlene Dmp publicou na rede social Facebook que aguardava, junto a dezenas de pessoas, a chegada dos helicópteros de resgate.

“Não podemos descer porque há muitas rochas caindo. Não é seguro descer porque ainda há tremores”, comentou Dmp, ao mesmo tempo que publicou várias fotografias dos alpinistas presos.

O exército está preparado para cooperar nas operações de resgate assim que receber a ordem, segundo o Ministério do Interior.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que registra a atividade sísmica mundial, localizou o hipocentro a 10 quilômetros de profundidade e a 19 quilômetros ao noroeste da cidade de Ranau, de 94 mil habitantes.

O terremoto ocorreu às 7h15 local (20h15, em Brasília).

Vários alpinistas estavam descendo após chegar durante o amanhecer ao topo, de 4.095 metros de altura. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.