Terremoto no Chile é sentido no Brasil; chilenos estão em estado de atenção para tsunami

  • Por Jovem Pan
  • 16/09/2015 20h36
  • BlueSky
Terremoto Abalo no Chile foi sentido no Brasil

Um terremoto de magnitude 8.3 na escala Richter atingiu o Chile, próximo a região de Valparaiso, na noite desta quarta-feira (16) e deixou chilenos em estado de emergência para tsunami. 

O sismo teve seu epicentro a 55 quilômetros do continente, a 12,5 km de profundidade (pouco mais de 230 km de Santiago). Segundo serviços de urgência do país, o terremoto atingiu principalmente as zonas metropolitana e de Maule.

Segundo o jornal chileno La Nación, neste momento estão sendo dados os alarmes de tsunami nas zonas costeiras das regiões de Valparaíso e de Coquimbo.

A respeito, o Serviço Sismológico dos Estados Unidos (USGS), no entanto, cravou a magnitude de 7.9 e estima-se que poderia gerar ondas caracterizadas como tsunami. Às 20h05 se produziu uma réplica que se sentiu também com força em grande parte do país e, posteriormente, as 20h10 produziu-se um novo tremor com menos intensidade e duração que os anteriores.

Foi sugerido que todos os moradores saíssem para as ruas para controlar possíveis situações de emergência no país.

Uma agência costarriquenha afirmou no Twitter que, no Brasil, o abalo atingiu magnitude de 6.5°. Confira abaixo:

 

Tsunami

Ondas invadiram avenida na orla da cidade de Coquimbo, no Chile. O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu um alerta de tsunami com ondas entre 0,3 m e 1 m para Japão, Antártica e grande parte do Pacífico Sul, incluindo Nova Zelândia, Fiji, Tonga, Vanuatu e Ilhas Salomão. Ondas de tsunami de até três metros podem chegar até a costa Polinésia Francesa, no Pacífico Sul, depois do terremoto que atingiu o Chile nesta quarta-feira, segundo PTWC.

Vítimas

Por volta das 21h20, o jornal “El Mercurio” informava que o prefeito da cidade de Illapel afirmou que uma pessoa havia morrido e havia vários feridos.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.