Terrorista admite participação em atentado na Síria

  • Por Agencia EFE
  • 06/09/2015 15h00

Cairo, 6 set (EFE).- Um suposto membro do Frente al Nusra, filial da Al Qaeda na Síria, reconheceu neste domingo ter participado de dois atentados na sexta-feira que deixaram 37 mortos na cidade de Al Sweida, informou a agência oficial síria de notícias, “Sana”.

Segundo um comunicado enviado à agência, a direção do Comitê de Segurança dessa cidade assinalou que Al Wafed Abu Taraba, que foi detido hoje, admitiu ter participado dos ataques contra membros da Polícia Militar, do departamento de Segurança Criminal e da Prefeitura .

Segundo “Sana”, Abu Taraba, de 46 anos, confessou que roubou um táxi no dia anterior aos atentados, matou o motorista e encheu o carro com grandes quantidades de explosivos.

Abu Taraba acrescentou que ele e seu grupo explodiram o veículo no momento em que passava o xeque Wahid al-Balus, opositor do governo sírio, com seu comboio, o que provocou sua morte e a de outras pessoas.

O terrorista acrescentou que, duas horas depois, sua organização também explodiu outro carro-bomba perto do Hospital Nacional de Al Sweida, onde se reuniam as famílias das vítimas do primeiro ataque, o que matou ou feriu dezenas de pessoas.

Pelo menos 37 pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas nesses atentados registrados em Al Sweida, ao sudeste de Damasco, segundo números do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

Em resposta a esse atentado, combatentes drusos atacaram uma base militar do regime sírio em Al Sweida, e seis soldados pró-governo morreram.

Nenhum grupo reivindicou oficialmente os ataques.

A maioria dos sírios drusos (uma seita religiosa muito fechada cujas crenças se baseiam em uma interpretação sincrética do monoteísmo), 3% da população, vivem em Al Sweida, onde praticamente não houve combates em mais de quatro anos de guerra. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.