Terrorista libertado em troca de embaixador na Líbia chega a Benghazi

  • Por Agencia EFE
  • 13/05/2014 08h52
  • BlueSky

Trípoli, 13 mai (EFE).- O terrorista líbio Mohammed al Dursi, solto em troca da liberdade do embaixador jordaniano na Líbia, Fauaz al Aytan, já se encontra na cidade de Benzaghi com sua família, confirmou à Agência Efe um familiar e uma fonte de segurança.

Aytan, que chegou hoje à Jordânia, foi capturado em 15 de abril em Trípoli e seus sequestradores exigiram a libertação de Dursi como condição para entregar o diplomata às autoridades líbias.

Segundo uma fonte de segurança, Dursi, que cumpria pena na Jordânia por seu envolvimento em um atentado frustrado no aeroporto de Amã em 2007, chegou ao aeroporto de Matiqa, em Trípoli, antes de se dirigir a Benghazi, onde tem sua residência.

No mesmo avião que levou Dursi a Trípoli, Aytan viajou horas depois de volta à Jordânia, acrescentou a mesma fonte.

Um parente do terrorista libertado assegurou à Agência Efe que Dursi chegou ontem a Trípoli e que hoje já se encontra com sua família em Benghazi, principal cidade do leste do país.

A fonte de segurança explicou que o embaixador foi posto em liberdade em Begasi, cidade para onde tinha sido conduzido pelos sequestradores imediatamente após ter sido capturado na capital líbia.

O sequestro aconteceu quando um grupo de encapuzados disparou contra o veículo no qual viajava o embaixador e feriu o motorista do mesmo.

Nos últimos meses ocorreram vários sequestros deste tipo na Líbia.

Em 17 de abril, foi sequestrado o conselheiro da embaixada de Tunísia na Líbia, Al Arusi al Qantasi, depois que em 21 de março ocorreu a mesma sorte o empregado de dita legação diplomática Mohammed Ben Cheikh.

Os sequestradores também exigem a libertação de vários líbios detidos na Tunísia.

Em 25 de janeiro, cinco diplomatas egípcios foram também sequestrados por desconhecidos que os mantiveram retidos durante vinte e quatro horas. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.