Terroristas fazem ataque contra aeroporto no Afeganistão
Cabul, 17 jul (EFE).- Um grupo de insurgentes atacou nesta quinta-feira o Aeroporto Internacional de Cabul, a capital do Afeganistão, o que derivou em um confronto com as Forças Armadas afegãs no qual morreram os quatro terroristas, informou à Agência Efe uma fonte oficial.
O ataque aconteceu às 4h20 locais (20h50 de Brasília da quarta-feira) quando os insurgentes atiraram de um edifício em construção próximo ao aeroporto, na zona de Oasaba, contra as forças de segurança, disse o porta-voz da polícia de Cabul, Hashmat Stanikzai.
O alvo do ataque foi a zona militar das instalações aeroportuárias e as Forças Armadas afegãs conseguiram frustrar os insurgentes depois de quatro horas de confronto, sem que houvesse vítimas entre militares e civis, garantiu Stanikzai.
O porta-voz do Ministério do Interior afegão, Sediq Seddiqi, confirmou para a Efe que o local “está sob controle” e que não houve danos nas instalações, nem baixas entre as Forças Armadas. Entretanto, um dos insurgentes detonou um colete com explosivos que levava preso ao corpo.
Os voos previstos em Cabul foram desviados para outros aeroportos.
Os talibãs reivindicaram a autoria do ataque através de um comunicado, no qual asseguraram que houve “muitas baixas entre os inimigos”.
O Afeganistão passa por um de seus períodos mais violentos desde que as forças de segurança afegãs passaram a ser responsáveis pela segurança, depois que a missão da Otan (Isaf) começou no ano passado seu processo de retirada gradual do país, que será definitivamente concluído no final de 2014.
No entanto, os Estados Unidos anunciaram que vão manter cerca de 9,8 mil soldados em território afegão até o final de 2016. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.