Teste da linguinha deveria ser um procedimento padrão no atendimento aos recém nascidos

  • Por Jovem Pan
  • 29/12/2014 13h11

Obrigatório na rede pública e privada, teste da linguinha deveria ser um procedimento padrão no atendimento aos recém nascidos. Uma Lei aprovada recentemente determina a verificação de uma possível alteração no “frênulo”, membrana que une a língua à parte inferior da boca.

O pediatra Paulo Pacchi lembrou que não existe uma unanimidade entre os profissionais do setor para se institucionalizar a medida. Falando à repórter Cris Santos, o consultor da JOVEM PAN enfatizou que a prática é recorrente quando se examina à criança.

*Ouça os detalhes no áudio

Para a fonoaudióloga que criou a metodologia os problemas vão além das possíveis dificuldades na alimentação e no futuro da fala. Integrante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, Roberta Martinelli explicou o que pode ocorrer com os bebês que não realizam o teste.

O Ministério da Saúde designou uma comissão especial para definir as diretrizes de aplicação do teste. O procedimento é oferecido gratuitamente pelo SUS, assim como outros exames importantes como o do pezinho, da orelhinha e do olhinho.  

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.