Tire suas dúvidas sobre doação de sangue

  • Por Agencia Brasil
  • 26/09/2014 20h09

Doador de sangue (Gov/BA/Creative Commons)

Doar sangue é um ato voluntário e que pode salvar até quatro vidas em uma única doação. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue são coletadas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população brasileira doando sangue. Mas com o crescimento de cirurgias, transplantes e atendimentos de urgências a demanda por sangue só cresce. Para aumentar o número de doadores, governos e entidades civis promovem frequentes campanhas. O gesto tem até um dia dedicado a ele, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue.

Na internet, após uma brincadeira em que a página da prefeitura do Rio de Janeiro no Facebook pediu a página da prefeitura de Curitiba em casamento, os gerenciadores das páginas decidiram fazer uma mobilização por doação de sangue. Mas ainda existem muitas dúvidas sobre a doação de sangue.

Confira algumas respostas para quem quer ser um doador:

1 – Quem pode doar?

2 – Quem não pode doar?

3 – Onde doar?

4 – O que levar e que cuidados tomar no dia da doação?

5 – Quais são as etapas da doação?

6 – Cuidados após a doação

7 – Como é avaliada a qualidade do sangue para transfusão?

8 – Qual é o intervalo indicado para as doações?

9 – Dia de folga e outros benefícios para o doador

10 – Aplicativo cria rede de doadores de sangue

 

Quem pode doar?

Para doar sangue, é preciso pesar pelo menos 50 quilos e ter idade entre 16 e 69 anos. Os menores de 18 anos precisam de autorização do responsável.

Quem não pode doar?

– Portadores de doenças infecto-contagiosas, como: sífilis, Aids, Chagas, malária, hepatite B ou C;

– Usuários de Drogas Injetáveis (UDI);

– Pessoas com múltiplos (as) parceiros (as) sexuais; pessoas que mantiveram relação sexual sem o uso de preservativo nos últimos 12 meses;

Alguma situações impedem a pessoa temporiamente de doar sangue. São elas:

– Mulheres grávidas, amamentando (nos primeiros 12 meses) ou que tiveram aborto nos últimos três meses;

– Pessoas que estiveram em região endêmica para malária nos últimos 12 meses anteriores à doação;

– Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

– Quem fez tatuagem precisa passar um ano sem doar;

– Estar com febre, gripe ou resfriado. Para fazer a doação, é preciso aguardar sete dias após o desaparecimento dos sintomas;

– Ter tomado vacina: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;

– Ter feito transfusão de sangue. Nesse caso, será necessário esperar um ano;

–  Em caso de extração dentária, a doação só poderá ser feita 72 horas depois.

Onde doar?

Há bancos de sangue públicos e privados. Em ambos, a doação é voluntária e não remunerada. Além das sedes dos hemocentros, alguns hospitais disponibilizam postos de coleta. Unidades móveis também fazem a coleta de sangue.

Confira a lista dos hemocentros da rede pública do país  ou confira no mapa

O que levar e que cuidados tomar no dia da doação?

Quem pretende doar sangue terá que apresentar um documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal ou carteira de trabalho).

No dia da doação, é preciso ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas e estar alimentado. Recomenda-se também evitar fumar duas horas antes e consumir alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Quais são as etapas da doação?

Não é só ter vontade e ir a um hemocentro para que a doação se concretize. O candidato a doador precisa passar por alguns testes e por uma avalição clínica antes para saber se se está apto a doar.

Ao chegar ao hemocentro, o candidato à doação faz um cadastro. Para isso, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto. Em seguida, é feito teste de anemia e são verificados a pressão arterial, o batimento cardíaco, peso e a temperatura do candidato.

A estapa seguinte é a triagem clínica. O candidato responde a uma entrevista confidencial feita por um profissonal da área de saúde, com questões como comportamento sexual e realização de aborto. As perguntas podem parecer evasivas, mas servem para avaliar se a doação pode trazer riscos para o doador ou o receptor. Afinal, quem vai receber sangue doado está debilitado e precisa de sangue saudável. Portanto, é fundamental responder as questões com sinceridade.
Só após ser liberado na avaliação clínica, a pessoa é encaminhada para a área de coleta de sangue. Durante a doação, são retirados de 400 a 450 ml de sangue.

Os hemocentros geralmente disponibilizam um lanche após a doação.

Cuidados após a doação

Logo após a coleta de sangue, o doador deverá permanecer na área de doação por, pelo menos, 15 minutos. Durante as 24 horas seguintes, é importante ingerir bastante líquido.

Outros cuidados são:

– Não ingerir bebida alcoólica nas 24 horas seguintes;

– Evitar esforço físico exagerado e trabalho que exija muita atenção nas 12 horas seguintes;

– Não dirigir veículos pesados ou coletivos;

– Não dirigir motocicletas caso seja a primeira doação.

Como é avaliada a qualidade do sangue para transfusão?

O exame para avaliar a qualidade do sangue para transfusão é obrigatório em todos os bancos de sangue do Brasil, sejam públicos ou privados. O teste se tornou obrigatório para eliminar qualquer chance do paciente receber sangue contaminado. Saiba mais sobre como esse controle de qualidade ocorre:

Qual é o intervalo indicado para as doações?

Para doar novamente, é necessário respeitar o intervalo entre uma doação e outra. Homens podem voltar a doar após 60 dias, o que representa o máximo de quatro doações em 12 meses. No caso das mulheres, o intervalo é maior, 90 dias, um máximo de três doações em 12 meses.

Dia de folga e outros benefícios para o doador

O doador de sangue tem direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, mediante comprovação. Esse direito está garantido na CLT e na Lei Federal nº 1.075, que inclui os servidores públicos.

A doação de sangue é voluntária e não pode ser remunerada. Mas algumas leis estaduais e municipais concedem outros benefícios para estimular a doação.  É o caso por exemplo do Distrito Federal, São Paulo, Mato Grosso e Paraíba e do município do Rio de Janeiro.

Na Bahia e no Mato Grosso do Sul, doadores de sangue têm direito a meia-entrada em eventos culturais e a atendimento preferencial (como idosos, deficientes e gestantes) nas filas dos bancos. 

Aplicativo cria rede de doadores de sangue

O Hemoliga, aplicativo que cria uma rede de doadores de sangue, desenvolvido no Rio Grande do Norte, passou a ser utilizado pela Fundação Pró-Sangue no dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Outros hemocentros do país querem firmar parceria para participar do projeto. Confira entrevista com a gerente de comunicação corporativa da Fundação Pró-Sangue, Doris Sandoval.

Ouça a entevista:

 

*Com informações dos Hemocentros de São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.