Tiroteio entre policiais e ativistas curdos no sudeste da Turquia mata um

  • Por Agencia EFE
  • 07/06/2014 18h37

Istambul, 7 jun (EFE).- Pelo menos uma pessoa morreu neste sábado em um tiroteio entre policiais turcos e um grupo de ativistas curdos que há dias bloqueiam as estradas e levantaram barricadas na província de Diyarbakir, no sudeste da Turquia.

A operação começou na quinta-feira para dispersar, no município de Lice, um grupo de manifestantes que se defendiam com coquetéis molotov e explosivos caseiros contra um efetivo militar.

Durante um dos choques de hoje, um grupo não identificado disparou contra os agentes, que devolveram o fogo, divulgou a emissora “CNNTürk”.

Pelo menos dois civis e um soldado ficaram feridos e foram transferidos de helicóptero ao hospital de Lice, onde um jovem de 24 anos morreu. Já a agência pró-curda “Firat” elevou para dois o número de mortos.

Na quinta-feira, um soldado foi ferido por um disparo na mesma operação, que aumentou enormemente a tensão nas regiões curdas, eleitorado estratégico para o primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, caso ele decida se candidatar às eleições presidenciais de agosto.

Os ativistas fazem parte do Movimento Patriótico Revolucionário Juvenil (YDG-H), “ala jovem” do grupo armado Partido de Trabalhadores de Curdistão (PKK), cujos soldados deixaram o solo turco no meio do ano passado dentro das negociações de paz.

Mas ao fim do processo, os ativistas do YDG-H passaram a intensificar os protestos, principalmente com o bloqueio de estradas, a queima de obras públicas e o sequestro de militares. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.