Tiroteio no sul da Tailândia deixa 2 policiais mortos e 3 feridos
Bangcoc, 8 fev (EFE).- Dois guardas de fronteira da polícia morreram neste sábado e outros três ficaram feridos com gravidade no sul da Tailândia, após serem baleados por supostos militantes da insurgência muçulmana, segundo fontes policiais.
O incidente ocorreu em uma estrada do distrito de Saiburi, na província de Pattani, pela qual circulava a patrulha policial em uma caminhonete, declarou o chefe da polícia de Saiburi, Panya Karavanant, ao jornal “Bangcoc Post”.
Segundo Panya, homens atiraram com armas automáticas a partir de outra caminhonete contra o veículo dos policiais, que revidaram.
Dois agentes morreram no ataque e os outros três foram transferidos para o hospital de Saiburi com ferimentos graves, segundo a polícia, que atribuiu o ataque aos militantes separatistas.
Cerca de 6 mil pessoas já morreram por causa da violência nas províncias de Pattani, Yala e Narathiwat desde que a insurgência muçulmana aumentou suas atividades em janeiro de 2004.
Os ataques com armas leves, assassinatos e atentados com explosivos se repetem quase diariamente nesta região de maioria muçulmana e etnia malaia, apesar da presença de 40 mil integrantes das forças de segurança e da vigência do estado de exceção.
Os insurgentes denunciam a discriminação que sofrem por parte da maioria budista do país e exigem a criação de um Estado islâmico que integre as três províncias, que formavam o antigo sultanato de Pattani, anexado pela Tailândia há um século. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.