Toda costa do Chile deve ser evacuada após tremor de 8,2 graus Richter

  • Por Agencia EFE
  • 01/04/2014 23h24

Santiago do Chile, 1 abr (EFE).- As autoridades do Chile ordenaram a evacuação da população do litoral do país pelo risco de tsunami após o terremoto registrado na noite desta quinta-feira nas regiões de Arica e Parinacota, no norte do país, sem informação ainda de vítimas ou danos materiais.

O forte tremor, de 8,2 graus de magnitude na escala Richter, foi sentido às 20h46 (mesmo fuso horário de Brasília) e seu epicentro foi sentido a 89 quilômetros ao sudoeste de Cuya.

Seguindo o protocolo de emergência estabelecido para estes casos, as autoridades fizeram soar os alarmes do risco de tsunami, o que determina também que a população vá para locais seguros.

As primeiras ondas já chegaram a Pisagua e nas próximas horas alcançarão Arica, Patache, Tocopilla, Antofagast, Mejillones, Caleta Paposo, Taltal, Chañaral, Caldera, Huasco, Coquimbo, Isla San Felix, Pichidangui e Quinteros, confirmou o Escritório Nacional de Emergência (Onemi).

“Voltamos a pedir que a população mantenha a calma e saia à pé, de maneira rápida e ordenada”, disse o diretor da Onemi, Ricardo Toro.

No entanto, emissoras da televisão local mostraram imagens de engarrafamentos em cidades como Arica e Iquique, onde muitas pessoas optaram por usar seus veículos para se afastar das zonas de perigo, algo expressamente contra-indicado neste tipo de situação.

“Pedimos que evitem usar veículos, que poderiam gerar algum tipo de acidente”, insistiu o responsável da Onemi em uma improvisada entrevista coletiva.

As autoridades reiteraram o pedido para quem ainda não deixou as áreas de risco, fazê-lo imediatamente e que as estiverem em lugares seguros não se locomoverem e continuarem atentas às indicações”.

Imediatamente depois do tremor o Escritório Nacional de Emergência decretou a evacuação preventiva do litoral nas regiões de Arica e Parinacota.

Às 21h08 o Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (SHOA) estabeleceu alerta de tsunami para todo o litoral do Chile, de 5.300 quilômetros (o terceiro mais longo do mundo), e a evacuação foi ampliada para toda a costa.

O Centro Sismológico da Universidad de Chile indicou que o sismo teve uma magnitude de 8,2 na escala Richter e o epicentro esteve situado a 89 quilômetros ao sudoeste de Cuya, na região de Tarapacá, informação que foi corroborada pelo Serviço Sismológico dos Estados Unidos.

O tremor alcançou uma intensidade de grau VIII na escala de Mercali em Arica, enquanto em Alto Hospicio e Iquique foi de grau VII.

O único incidente do que as autoridades informaram por enquanto é o bloqueio da rota A-16 que une as cidades de Iquique e Alto Hospicio.

O comitê nacional de Operações de Emergência, assim como os comitês regionais e o sistema de proteção civil avaliam no terreno o nível dos danos nas regiões afetadas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.