Tombini vê sinais de recuperação da economia mundial
O presidente do Banco Central Alexandre Tombini crê que há sinais claros de que a recuperação da economia mundial está se consolidando. Em São Paulo, Tombini declarou que as economias dos Estados Unidos e do Reino Unido estão à frente desse processo de recuperação.
Os recentes resultados globais mostram, segundo ele, que as turbulências de 2008 aos poucos vão ficando para trás. De acordo com Tombini, a perspectiva de expansão da economia mundial é moderada e inferior do que a registrada antes da crise dos subprimes.
*Ouça os detalhes no áudio
Alexandre Tombini reiterou que o Brasil já demonstrou que é capaz de atravessar um período global de transição com segurança. Ferramentas de proteção, como a interferência do governo na taxa cambial, oferecem resistência à economia brasileira, segundo Tombini.
Além disso, a política expansionista dos bancos centrais de todo o mundo favorecem taxas de juros baixas. O ex-presidente do Banco Central, Persio Arida, minimizou o fator externo e disse que os problemas da economia brasileira são causados por questões internas.
O empresário do mercado financeiro Frederico Mesnik concordou com ex-presidente do Banco Central, Persio Arida. De acordo com ele, os entraves da economia brasileira estão no próprio país.
O empresário enfatizou que a pesquisa eleitoral, divulgada nesta quinta-feira pelo Ibope, incluencia no mercado financeiro. Frederico Mesnik disse ainda que a bolsa brasileira reagiu bem diante dos dados de manufatura vindos da China, que ficaram acima do esperado.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.