Tony Blair renuncia a cargo de representante do Quarteto para o Oriente Médio

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2015 14h26

Jerusalém, 27 mai (EFE).- O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Tony Blair deve deixar o cargo de representante do Quarteto para o Oriente Médio no início de junho, disseram fontes ligadas a seu escritório em Jerusalém nesta quarta-feira.

Blair, que está no posto há oito anos, fez este anúncio em carta ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, explicou a fonte próxima ao Quarteto, que pediu para não ser identificada.

Segundo a fonte, “Blair afirmou que continua comprometido com a solução do conflito entre israelenses e palestinos através de um processo de paz e com a comunidade internacional, com a qual acredita que pode seguir com um papel informal”.

“A comunidade internacional avalia com ênfase o mandato e o desempenho de Blair como representante do Quarteto”, comentou a fonte, que não explicou as razões da renúncia.

O Quarteto – integrado por Estados Unidos, União Europeia (UE), ONU e Rússia – patrocina há mais de uma década a aproximação entre israelenses e palestinos com base na solução dos dois Estados.

Os enviados do Quarteto realizarão nesta quarta-feira uma reunião em Bruxelas e para analisar como continuar as atividades na promoção do desenvolvimento econômico e de estruturas de segurança e jurídicas que proporcionem o estabelecimento de um Estado palestino, disse a fonte. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.