Toronto elege amanhã o prefeito que sucederá o controverso Rob Ford

  • Por Agencia EFE
  • 26/10/2014 17h57

Julio César Rivas.

Toronto (Canadá), 26 out (EFE).- Os moradores da maior cidade do Canadá, Toronto, elegerão na segunda-feira seu novo prefeito em uma votação marcada pelos quatro caóticos anos na prefeitura de Rob Ford, famoso por sua toxicomania e bebedeiras.

Hoje, no último dia de campanha, os candidatos à prefeitura se lançaram em uma maratona para visitar o maior número possível dos 44 distritos eleitorais da cidade.

Na última pesquisa, divulgada na quinta-feira passada pela empresa Ipsos Reid, o candidato com maior apoio popular era o empresário conservador John Tory, com 42% das intenções de voto, seguido pelo populista Doug Ford, irmão mais velho do atual prefeito, com 31%; enquanto a social-democrata Olivia Chow aparecia com 25%.

Mas, após o ocorrido nas eleições de 2010, quando Rob Ford chegou à prefeitura de Toronto contra toda previsão, nenhum dos três principais candidatos querem prestar muita atenção às enquetes.

Especialmente Doug Ford, um empresário que atualmente é vereador na prefeitura de Toronto e é conhecido, como seu irmão, por suas intempestivas e insultantes declarações.

Uma amostra da atenção despertada pela eleição à prefeitura de Toronto, uma cidade com cerca de 2,8 milhões de habitantes, é que 161.147 pessoas já votaram antecipadamente, mais que o dobro no pleito de 2010.

A importância destas eleições municipais, das quais estão pendentes não só os meios de comunicações locais e nacionais, mas também, quase pela primeira vez, a mídia internacional, é atribuível exclusivamente a Rob Ford – e isso porque o atual prefeito de Toronto não é candidato à reeleição.

Há pouco mais de um mês, Rob Ford se viu forçado a retirar sua candidatura quando os médicos descobriram um tumor maligno em seu abdômen, do qual está sendo tratado.

O anúncio da descoberta do câncer pareceu pôr ponto final a uma agitada carreira política que se iniciou no ano 2000 quando Rob Ford, um rico empresário e filho de um conhecido político conservador, se transformou em vereador de Toronto.

Para surpresa de muitos, Rob Ford anunciou no final de setembro que seu irmão, Doug Ford, a quem se considera o “cérebro” da família, ocuparia seu lugar na candidatura à prefeitura e que ele se apresentaria às eleições a vereador.

O inesperado giro em eleições já controvertidas acrescentou um novo elemento à dramática saga que se iniciou quando Ford foi eleito prefeito de Toronto em 2010.

Até então, Rob Ford era considerado uma extravagância no mundo da política de Toronto. Durante sua etapa como vereador, se destacou por sua frugalidade com o dinheiro público e por responder pessoalmente quase qualquer pedido dos cidadãos.

Mas sobre ele pairavam rumores de uma vida pessoal mais que agitada.

De fato, em 1999 Ford foi detido em Miami, Estados Unidos, por dirigir bêbado e por posse de maconha. E em 2006, quando já era vereador, apareceu bêbado em um jogo de hóquei onde brigou com um casal de turistas, algo que negou com veemência até que não teve outro remédio que reconhecê-lo.

Em 2013, dois meios de comunicação, um nos Estados Unidos e outro em Toronto, revelaram a existência de um vídeo no qual Rob Ford aparece fumando crack.

Durante seis meses, Ford negou a existência do vídeo, o uso de drogas e inclusive o consumo de álcool.

Mas tudo explodiu em novembro desse ano, quando o chefe de polícia de Toronto, Bill Blair, reconheceu que tinha o famoso vídeo após efetuar uma série de batidas entre grupos de traficantes da cidade.

Apesar das revelações, Ford se negou a renunciar e se defendeu dizendo que “todo mundo comete erros”.

Após anunciar em televisões nacionais e internacionais que tinha deixado de consumir drogas e álcool, em maio deste ano apareceram novos vídeos de Rob Ford consumindo álcool e drogas.

No mesmo dia em que os jornais publicaram as imagens, Rob Ford desapareceu da vista do público para se internar em uma clínica de reabilitação.

Ford reapareceu em julho, proclamando-se curado e disposto a apresentar-se à reeleição à prefeitura de Toronto. Só o diagnóstico do câncer abdominal conseguiu detê-lo.

Mas, apesar do tratamento, Rob apareceu nas últimas semanas em comícios e debates eleitorais, para fazer todo o possível para que outro Ford se transforme no prefeito de Toronto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.