Torre Eiffel soma energia eólica a seu leque de fontes renováveis

  • Por Agencia EFE
  • 26/02/2015 10h10

Paris, 26 fev (EFE).- A Torre Eiffel anunciou nesta quinta-feira a instalação de dois novos aerogeradores com os quais quer reforçar seu compromisso sustentável, já acertado com a assinatura de um contrato para que toda a eletricidade que consome proceda de energias renováveis.

De sete metros de comprimento, ambos os aerogeradores ficam no segundo andar da torre, um espaço de 127 metros da superfície e cujas condições permitem otimizar ao máximo a força do vento, disse a gerente da torre em comunicado.

Sua ação conjunta permitirá assim conseguir uma produção anual de 10.000 quilowatts por hora, um consumo equivalente, por exemplo, ao registrado pela tenda turística que a “Dama de Ferro” – como a apelidam os parisienses – abriga em seu primeiro andar.

A medida se enquadra no Plano Climático de Paris e se soma ao esforço ecológico que já levou à renovação do primeiro andar em outubro do ano passado, exclusivamente iluminado por lâmpadas LED, de baixo consumo, e dotado de um dispositivo para reduzir o consumo de energia.

Além disso, estas melhoras foram acompanhadas de um sistema de painéis solares, capazes de assegurar até 50% da necessidade de água quente dos dois pavilhões que acolhem os visitantes no nível inicial do monumento.

O monumento mais visitado do mundo, além disso, recebe desde o dia 1º de janeiro exclusivamente eletricidade procedente de fontes renováveis e limpas, segundo o contrato que assinou com a companhia GEG.

Erguida por ocasião da Exposição Universal de 1889, a Torre Eiffel recebeu um total de 7.097.302 visitantes em 2014, um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior e que representa o melhor registro de sua história. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.