Torta de 700kg em forma de privada na Índia alerta para cuidados sanitários

  • Por Agencia EFE
  • 19/11/2014 08h58
  • BlueSky

Nova Délhi, 19 nov (EFE).- Uma torta de 700 quilos em forma de uma fenomenal privada foi a maneira que uma ONG indiana escolheu nesta quarta-feira, Dia Internacional do Vaso Sanitário, para sensibilizar um país que tem um déficit deste tipo de instalações em 120 milhões de lares.

Com o chocolate menos apetecível que já decorou um bolo, a torta foi compartilhada por centenas de estudantes que participaram da comemoração que desde 2001 é feita pela organização Sulabh International Social Service Organization.

O diretor e fundador da ONG, Bindeshwar Pathak, disse à Agência Efe que na Índia 120 milhões de casas não possuem banheiros ou instalação sanitária mínima.

Ele elogiou o apoio do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, à tarefa de fazer da Índia um lugar limpo.

“Este ano é muito importante porque o primeiro-ministro da Índia assumiu esta causa com todo seu coração”, disse Pathak, que ressaltou que enquanto a população não tiver acesso a sanitários higiênicos, “as pessoas não estarão livre de doenças”.

O ativista destacou que o governo indiano tem a intenção de instalar esses 120 milhões de unidades sanitárias em cinco anos.

“Sou otimista”, disse, afirmando que nunca antes um primeiro- ministro tinha dado um impulso deste tipo ao assunto, nem levado o tema à discussão em reuniões de alto nível nos Estados Unidos, com o presidente Barack Obama.

Para cumprir este plano, será preciso o apoio de “50 mil motivadores” e 200 mil pessoas envolvidas no processo de construção de banheiros, tarefa que o governo incentivará com benefícios fiscais e subsídios para que participar.

A torta de hoje é uma das atividades que a organização tem realizado esta semana. Ontem mais de mil de jovens se reuniram com tampas de privada penduradas no pescoço.

Na quinta-feira encherão de banheiros a cidade de Hirmathla, no estado de Haryana, ao lado de Nova Délhi, que receberá o prêmio “Vila Toilet” em reconhecimento a sua nova condição de cidade com uma cobertura sanitária de 100%.

Segundo dados oficiais do último censo nacional de 2011, 53% dos 330 milhões de lares indianos não possuem vasos sanitários, e 60% da população faz suas necessidades ao ar livre. EFE

jlp/cd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.