Trabalhadores do Metrô de SP aceitam proposta e cancelam greve

  • Por Jovem Pan
  • 31/05/2016 17h41
Paulo Pinto/Fotos Públicas Metrô

Após segunda audiência de conciliação entre metroviários e o Metrô de São Paulo e assembleia realizada no sindicato, os trabalhadores decidiram aceitar a proposta da empresa e cancelar a greve anteriormente marcada para esta quarta-feira (1º).

Representados pelo Sindicato dos Metroviários, os trabalhadores pediam a reposição de 10,82%, além de 6,59% de aumento real. Na última proposta oferecida aos trabalhadores no dia 23 de maio, o reajuste era de 7,5%. O índice era abaixo do sugerido pelo Ministério Público do Trabalho.

Nesta terça-feira (31), durante a audiência de conciliação, o Metrô ofereceu reajuste de 10,03%, mas com pagamento parcelado, o que não convenceu a categoria a aceitar um acordo logo de início. A primeira parcela seria retroativa a 1º de maio e a segunda em 1º de novembro. O Metrô não concordou com a orientação do TRT em pagar ao menos 7,5% de reajuste retroativo a 1º de maio.

No entanto, antes do início da assembleia na noite desta terça-feira (31), o Metrô passou a oferecer 7,5% retroativo a 1º de maio, conforme orientou o Tribunal Regional do Trabalho. “Instantes antes da assembleia, o Metrô encaminhou carta com nova proposta onde modifica o parcelamento do reajuste, sendo a primeira parcela de 7,5% retroativa a 1º de maio e a segunda em 1°/11, porém recua no reajuste do VA e do VR”, dizia nota do Sindicato divulgada nas redes sociais.

Já na assembleia, os metroviários votaram por aceitar a proposta do Metrô de reajuste de 10,03%, sendo a primeira parcela de 7,5% retroativa a 1º de maio e 2,53% em 1º de novembro.

Todos os benefícios serão reajustados pelo índice de 10,03% integral, inclusive VA e VR, em parcela única, a partir de 1º de maio.

“Não haverá desconto das setoriais realizadas em maio. A empresa se recusou a reintegrar os demitidos de 2014. O adiantamento do 13º será pago com o pagamento das férias”, diz a nota divulgada também em redes sociais pelo Sindicato.

Trens

Em negociação paralela, os trabalhadores da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos decidiram, na semana passada, aceitar a proposta oferecida pela empresa. Desta formas, eles encerraram a campanha salarial. O reajuste de 10,44% foi aceito pelos trabalhadores da CPTM.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.