Trabalhistas conquistam as três primeiras cadeiras apuradas no Reino Unido

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 03h47
  • BlueSky

Londres, 8 mai (EFE).- Os trabalhistas de Ed Miliband conquistaram nesta sexta-feira (data local) as três primeiras cadeiras apuradas ao término da votação nas eleições gerais britânicas para renovar o parlamento.

Os trabalhistas venceram nas circunscrições eleitorais de Houghton & Sunderland South, Sunderland Central e Washington & Sunderland, no norte da Inglaterra.

Em Houghton & Sunderland South, a trabalhista Bridget Phillipson obteve 21.218 votos, 4,7% a mais que no pleito de 2010, enquanto em Sunderland Central, a também trabalhista Julie Elliott conseguiu 20.959, 4,2% a mais que há cinco anos.

Por sua vez, em Washington & Sunderland, a trabalhista Sharon Hodgson ganhou sua cadeira com um total de 20.478 votos, 2,4% a mais que em 2010.

Uma pesquisa de boca de urna feita pelas empresas NOP e Mori para as emissoras “BBC”, “ITV” e “Sky” outorga aos conservadores do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, um total de 316 cadeiras, o que situa os “tories” perto da maioria absoluta.

Cerca de 50 milhões de britânicos compareceram hoje às urnas para renovar a Câmara dos Comuns do parlamento de Westminster, formado por 650 cadeiras, do qual sairá o novo governo.

Para formar o Executivo, os “tories” ou os trabalhistas necessitam chegar o mais cerca possível das 326 cadeiras, a maioria absoluta (metade mais um), de acordo com o sistema eleitoral britânico.

Segundo a pesquisa de boca de urna, os trabalhistas de Ed Miliband conquistariam 239 cadeiras, enquanto os nacionalistas escoceses de Nicola Sturgeon se transformariam na terceira força ao obter 58 das 59 cadeiras reservadas na câmara baixa para a Escócia. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.