Trabalhistas vencem eleições municipais norueguesas e a direita perde força

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 13h01

Copenhague, 15 set (EFE).- O Partido Trabalhista foi o grande vencedor das eleições municipais da Noruega, que foram realizadas ontem, nas quais as legendas de direita da coalizão que forma o governo nacional tiveram um retrocesso de mais de seis pontos percentuais, segundo a apuração divulgada nesta terça-feira pela Autoridade Eleitoral do país.

Os trabalhistas, líderes da oposição, alcançaram 33% dos votos, 1,3 pontos mais que há quatro anos, e devem assumir a administração das prefeituras de Oslo e Bergen, as duas maiores cidades do país, que estão nas mãos dos conservadores e de seus aliados, que perderam a maioria.

O Partido Conservador da primeira-ministra Erna Solberg obteve 23,2%, o que representa uma queda de 4,7 pontos.

Seu aliado no governo, o Partido do Progresso, uma formação de caráter xenofóbico, ficou com 9,5%, quase dois pontos a menos que em 2011 e seu pior resultado desde 1993.

O Partido de Centro melhorou 1,8 pontos e foi a quarta força mais votada, com 8,5%.

Os dois partidos que apoiam o governo, mas não integram a coalizão, experimentaram pequenos retrocessos: o Partido Liberal, de 0,7 pontos para 5,5%; o Partido Democrata Cristão, de um décimo, para 5,4%.

Já o Partido Verde, cujos votos serão determinantes em Oslo, cresceram 3,3 pontos e ficaram em 4,2%; enquanto o Partido da Esquerda Socialista melhorou em um décimo os 4,1% obtidos em 2011. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.