Transação bilionária movimenta o mercado mundial de insumos agrícolas

  • Por Jovem Pan
  • 15/09/2016 08h28
Brasil, Sorriso, MT. 10/02/2003. Sementes de soja produzidas na estação de pesquisa da Monsanto. - Crédito:TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:119299 Estadão Conteúdo Monsanto

A fabricante de produtos químicos Bayer, da Alemanha, concluiu a compra da norte-americana Monsanto, líder mundial na produção de herbicidas e engenharia genética de sementes.

O valor da transação é de 66 bilhões de dólares. A proposta dos alemães só foi aceita após a terceira tentativa, encerrando uma série de negociações que se arrastou durante meses.

A aquisição cria uma empresa que dominará 28 por cento do mercado mundial de sementes e pesticidas.

Juntas, Bayer e Monsanto se transformarão na companhia líder do setor de insumos agrícolas, com um volume de negócios anual de 23 bilhões de euros e quase 140 mil funcionários.

A farmacêutica alemã informou que pretende financiar a compra com dívidas de emissão de ações, mas as agências de classificação de risco da Europa já advertiram que a manobra vai provocar uma redução na nota da companhia.

Apesar do anúnicio, o negócio ainda precisará ser confirmado por autoridades antitruste dos Estados Unidos e da Alemanha e a expectativa é de que a operação seja concluída até o fim de 2017.

A Bayer deverá pagar a Monsanto 2 bilhões de dólares, caso a operação não seja aprovada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.