Trânsito deve aumentar em 170% com fim do Minhocão, estima CET

  • Por Jovem Pan
  • 11/06/2015 12h40
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Folhapress Artista brasileira Raquel Brust expõe fotografias gigantes no Minhocão

Estudo da CET adverte que a demolição do Minhocão pode piorar o trânsito em pelo menos nove vias do Centro e na zona Oeste de São Paulo. Segundo o órgão, o fim do Elevado é viável, embora os engarrafamentos devam aumentar 170% na Avenida São João e 125% na Alameda Barros. Entre as vias que seriam afetadas estão as avenidas General Olímpio da Silveira, Sumaré, Pacaembu e Angélica, além da rua Amaral Gurgel.

Para o consultor em Mobilidade Urbana, Flamínio Fichmann, é preciso também, construir uma alternativa de acesso à Ligação Leste-Oeste. “No trecho mais crítico junto a Amaral Gurgel, eu acho que mereceria construir um túnel”, aconselha.  Ele também defende a construção de um boulevard na região da Rua Amaral Gurgel, onde seria permitida somente a passagem de ônibus e bicicletas.

Consultor em Engenharia de Tráfego, Luiz Célio Bottura, diz a Anderson Costa serem necessárias obras de grande porte para suprir a falta do Elevado. “Aquele viário que tem lá é muito pobre para aguentar mais oitenta mil veículos durante o dia. Já tem metro embaixo, todo uma infraestrutura e não foi o suficiente para um setor de grande atratividade”, pondera.

Segundo o estudo da CET, a demolição do Elevado Costa e Silva permitirá o alargamento da Avenida General Olímpio da Silveira, com a retirada das pilastras. O Plano Diretor de São Paulo prevê o fechamento do Minhocão até 2029, e dá duas opções: a derrubada da estrutura ou a construção de um parque linear.

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