Transporte ferroviário será prioridade no 2º mandato de Dilma, diz ministro

  • Por Agencia EFE
  • 11/11/2014 19h00
  • BlueSky

São Paulo, 11 nov (EFE).- O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, reafirmou nesta terça-feira o compromisso do governo em investir na ampliação da malha ferroviária, mesmo em um provável cenário de cortes no segundo mandato da presidente Dilma Rousseff para combater os efeitos da crise econômica.

De acordo com o ministro, o setor é tido como “estratégico, fundamental e prioritário” para o governo, que aposta na ampliação da malha ferroviária para fomentar o crescimento econômico no país.

“Eu não vejo possibilidade de (o governo) abandonar ou desacelerar aquilo que diz respeito às ferrovias, seja naquilo que diz respeito às responsabilidades de governo, seja naquilo que diz respeito ao convite e à atração do setor privado”, destacou o ministro durante a NT Expo, feira de negócios do setor ferroviário em São Paulo.

Passos, no entanto, evitou fixar prazos para o primeiro leilão de concessões autorizado pelo Tribunal de Contas da União no início deste ano e que, segundo ele, o Ministério espera “desenvolver e concluir o quanto antes”.

De acordo com o ministro, o processo de leilão envolve diversas etapas para estruturar as “garantias e repartição de riscos” que estão sendo trabalhados pelo Ministério da Fazenda “com a participação do Ministério dos Transportes”.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária, Vicente Abate, o setor está otimista com os planos do governo e deve investir entre 2014 e 2016 de R$ 400 milhões a R$ 600 milhões, principalmente na construção de novas linhas de produção voltadas para o transporte sobre trilhos.

“Por parte da indústria, nós acreditamos plenamente nos planos do governo e nos planos das concessionárias privadas tanto de carga quanto de passageiros que vão demandar nossos produtos”, destacou Abate ao ressaltar que o setor “atenderá plenamente estas demandas tanto no mercado interno quanto na exportação”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.