Trem de carga descarrila no México e 3 vagões com produtos químicos explodem
Veracruz (México), 9 set (EFE).- Um trem de carga descarrilou parcialmente nesta quarta-feira no estado de Veracruz, no leste do México, o que causou a explosão de três vagões com produtos químicos, segundo informações de autoridades estaduais.
O acidente ocorreu durante a tarde no município de José Azueta, no sul de Veracruz, onde a composição, formada por 90 vagões, descarrilou de forma parcial.
Quatro vagões-tanque, que transportavam hidróxido de carbono, ácido acrílico, óxido de etileno e óleo combustível, tombaram e três deles explodiram no momento do acidente, enquanto o outro apenas pegou fogo.
As autoridades estaduais decretaram um alerta químico no local do acidente, pois a inalação de óxido de etileno pode provocar irritação nos olhos, pele e vias respiratórias, afetar o sistema nervoso com dores de cabeça, além de causar náusea e vômitos.
O diretor de Atendimento de Emergências da Secretaria de Defesa Civil estadual, Ricardo Maza, esclareceu que a comunidade mais próxima do acidente é Dobladero, a cerca de três quilômetros, por isso não houve risco para a população.
Três pessoas ficaram levemente feridas, um auxiliar da Coordenadoria Regional de Defesa Civil, que apresenta irritação na pele, assim como dois bombeiros, que sofreram queimaduras de primeiro grau.
De acordo com as informações oficiais, integrantes do exército, da empresa estatal Petróleos Mexicanos, dos Serviços de Segurança Ferroviária Federal e da companhia FerroSur compareceram ao local do acidente, além de pessoal das secretarias estaduais de Segurança Pública e Defesa Civil, e autoridades municipais de José Azueta e dos Bombeiros.
A secretária de Defesa Civil, Yolanda Gutiérrez Carlín, informou que foi feita a evacuação das localidades próximas do acidente de maneira preventiva para proteger a vida, a saúde e a integridade dos moradores.
Em uma sessão do Conselho Estadual de Defesa Civil, o governador Javier Duarte informou que o acidente levou à remoção de 32 pessoas do vilarejo de Coyolillo, que foram transferidas para abrigos em Dobladero. EFE
ea/rpr
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.