Tremor de magnitude 5,1 e réplica de 4,1 sacodem a capital do Equador

  • Por Agencia EFE
  • 12/08/2014 19h01

Quito, 12 ago (EFE).- Um terremoto de magnitude preliminar 5,1 na escala Richter, seguido por uma réplica de 4,1, foi registrado na província de Pichincha, no Equador, e foi sentido com força na capital, Quito, informou o Instituto Geofísico (IG) da Escola Politécnica Nacional.

O Instituto, que não tem informações sobre vítimas, relatou que o tremor ocorreu às 14h57 locais (16h57 de Brasília) e que seu epicentro foi localizado a 0,06 graus de longitude sul e 78,38 de latitude oeste.

Uma fonte do IG disse para a Agência Efe que o abalo sísmico foi registrado a uma profundidade estimada de cinco quilômetros no setor de Calderón, uma cidade situada a cerca de dez quilômetros ao norte de Quito.

O forte terremoto causou deslizamentos de terra em várias encostas da região, o que gerou uma nuvem de pó que foi facilmente observada da capital.

O tremor foi sentido com clareza em Quito e nas redes sociais há também relatos de que o mesmo foi sentido em cidades mais distantes, como Atuntaqui e Ibarra, esta última localizada a cerca de 120 quilômetros ao norte da capital.

Nos andares mais altos dos edifícios de Quito o tremor foi sentido como um vaivém prolongado e forte que estremeceu suas janelas.

Em alguns lugares as pessoas foram evacuadas por precaução e muita gente se deslocou para locais considerados “seguros” em caso de terremoto.

Além disso, o túnel Guayasamín, que liga a capital com o vale de Cumbayá, foi fechado para o trânsito devido à grande quantidade de poeirada gerada pelos deslizamentos de terra.

O aeroporto Mariscal Sucre, situado na região de Tababela, a cerca de 60 quilômetros ao leste da capital, suspendeu suas operações por causa da nuvem de pó.

O Instituto Geofísico recomendou que a população “mantenha a calma” e esteja atenta aos boletins emitidos pelos órgãos oficiais. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.