Tremor é registrado ao sul de Ilha de Páscoa, no Chile

  • Por Agencia EFE
  • 09/10/2014 02h33
  • BlueSky

Santiago do Chile, 8 out (EFE).- Um tremor de 6,8 graus na escala Richter foi registrado na noite de quarta-feira no Oceano Pacífico, ao sul da Ilha de Páscoa, no Chile, informaram fontes oficiais.

Segundo o Centro Nacional Sismológico da Universidad de Chile, o tremor ocorreu às 23h14 (horário local), cujo epicentro foi sentido a 559 quilômetros ao sul de Ilha de Páscoa e a dez quilômetros de profundidade.

Minutos mais tarde, veio a informação de duas repetições: uma de magnitude 6 e outra de 5,2 na mesma região.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Armada (SHOA) do Chile, indicou que o fenômeno não foi percebido na ilha, embora tenha emitido um alerta de “tsunami menor” para essa zona.

De acordo com a informação fornecida, “um tsunami menor gera fortes correntes e ondas no litoral, que podem ser perigosas para a atividade no mar e cuja duração pode ser de várias horas”.

Em seu relatório, o SHOA especifica que “as variações do nível do mar esperadas devem ser inferiores a um metro de altura e em baías fechadas os efeitos do tsunami poderiam se amplificar”, ressaltou.

O órgão indicou que “o estado de precaução se manterá ativo até que se comprovem variações do nível do mar inferiores a 30 centímetros e espera-se que as variações do nível do mar não afetem outras áreas litorâneas do país”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.