Três nacionalistas ganham eleições à Presidência tripartite bósnia
Sarajevo, 12 out (EFE).- Três dirigentes com um discurso nacionalista e com forte caráter étnico ganharam neste domingo as eleições para a Presidência tripartite bósnia reservada a sérvios, muçulmanos e croatas, segundo os primeiros resultados divulgados pela Comissão Eleitoral Central.
Se esses dados forem confirmados, o candidato muçulmano, Bakir Izetbegovic, revalidaria o cargo, enquanto o croata Dragan Covic e a servio-bósnia Zeljka Cvijanovic conseguiriam entrar no trio presidencial, convertendo-se esta última na primeira mulher a ocupar o posto.
Segundo a Comissão, que insistiu que estes dados são preliminares e incompletos, uma vez apuradas 76,52% das cédulas, Izetbegovic conseguiu 33% dos votos, na frente dos outros nove candidatos para o cargo muçulmano na presidência colegiada.
Pela parte croata, Covic está na frente com 52% dos apoios e Cvijanovic vence seus dois rivais sérvios com 49% das cédulas.
A participação nestas eleições, as sétimas desde o final da guerra de 1992 a 1995, ficou em 50%, cinco pontos menos que no pleito de há quatro anos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.