Três soldados ucranianos morrem em combates com rebeldes em Donetsk

  • Por Agencia EFE
  • 17/05/2015 09h23

Kiev, 17 mai (EFE).- O comando militar ucraniano informou neste domingo que três soldados do governo morreram e 17 ficaram feridos em combates com as milícias pró-russas na região oriental de Donetsk.

A maioria das baixas foram causadas pelo fogo de morteiro rebelde na região de Svetlodarsk, perto da fronteira com a região de Lugansk, disse Andrei Lisenko, porta-voz do comando militar ucraniano, em entrevista coletiva.

Os conflitos aumentaram nas últimas semanas em Donetsk, principalmente nos arredores do aeroporto, no porto de Mariupol e no reduto insurgente de Gorlovka.

O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, alertou na noite de sábado que não haverá eleições nas regiões separatistas até que seja cumprido o cessar-fogo, que entrou em vigor no dia 15 de fevereiro, e todo o armamento pesado seja retirado.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o secretário americano de Estado, John Kerry, se comprometeram a exercer influência sobre ambas as partes em conflito para que terminem definitivamente as hostilidades.

A secretária de Estado adjunta dos EUA, Victoria Nuland, chegou neste domingo a Moscou para conversar com a Chancelaria russa sobre o cumprimento dos acordos de paz de Minsk, depois de se reunir com Poroshenko em Kiev.

Nuland declarou que Washington quer se envolver mais para garantir o cumprimento dos acordos de paz em coordenação com a União Europeia e o quarteto de Normandia, composto por Ucrânia, Rússia, Alemanha e França.

A Ucrânia e os separatistas pró-Rússia abriram nesta semana as reuniões dos grupos de trabalho de Minsk criados para abordar os problemas políticos, econômicos, humanitários e de segurança criados pelo conflito no leste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.