Tribos iemenitas recuperam cidade de Al Mukala após retirada da Al Qaeda

  • Por Agencia EFE
  • 05/04/2015 11h33

Sana, 5 abr (EFE).- Uma coalizão de tribos da província de Hadramaut, no sudeste do Iêmen, entrou neste domingo em Al Mukala, capital da província, depois que os jihadistas do grupo terrorista Al Qaeda abandonaram a cidade, informaram à Agência Efe testemunhas.

Segundo as fontes, os combatentes da Al Qaeda, que conseguiram tomar o controle da cidade na sexta-feira passada após duros combates, se retiraram nesta madrugada.

O ataque do grupo terrorista à cidade coincide com um momento de profunda instabilidade no país após a guerra declarada pela Arábia Saudita e vários países árabes ao movimento rebelde xiita dos houthis, que tentam tomar o controle de todo o território do Iêmen.

Os moradores de Al Mukala explicaram que os jihadistas se retiraram após saquear vários bancos e escritórios da cidade, situada a 900 quilômetros ao sudeste de Sana.

O ataque da Al Qaeda começou na quinta-feira passada contra vários alvos civis e militares.

Durante sua ofensiva, os homens armados atacaram a prisão central e libertaram mais de 300 presos, entre eles dezenas de membros do grupo terrorista. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.