Tribunal condena manifestantes turcos à prisão por insultar primeiro-ministro

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 18h22

Istambul, 12 fev (EFE).- Um tribunal da cidade de Eskisehir, no oeste da Turquia, impôs penas de dois anos de prisão a 17 manifestantes por “insultar o primeiro-ministro”, informou nesta quarta-feira o jornal “Hürriyet”.

Os acusados participaram em 2012 de um protesto contra as políticas sociais e sanitárias do governo, cantando palavras de ordem como “Tayyip Erdogan é um lacaio do Fundo Monetário Internacional”, em referência ao primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan.

O tribunal condena a dois anos de prisão 17 pessoas por “insultos a um funcionário público”, sem opção de suspender a pena, por ter já antecedentes de faltas similares, segundo a sentença.

A defesa pediu a absolvição, destacando que as palavras de ordem não pretendiam ofender pessoalmente Erdogan, mas criticar a política de seu governo e que se inscrevem dentro da liberdade de expressão, argumento que o tribunal não aceitou.

O juiz acrescentou à pena de prisão a proibição de ocupar cargos públicos ou ser membro de partidos, sindicatos, associações ou organismos similares.

Os advogados se mostraram surpreendidos pela gravidade das penas, pouco habitual inclusive no contexto altamente politizado da Turquia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.