Tribunal egípcio condena ex-presidente Mursi à 25 anos de prisão

  • Por Reuters
  • 16/06/2015 07h42
DIVULGAÇÃO Presidente do Egito

Um tribunal egípcio condenou o ex-presidente Mohamed Mursi 25 anos de prisão nesta terça-feira, em um caso relacionado a uma denúncia de conspiração com grupos estrangeiros.

O líder geral da Irmandade Muçulmana, Mohamed Badie, também foi condenado a 25 anos de prisão no mesmo caso. No total, 17 pessoas foram condenadas à prisão perpétua, incluindo as lideranças da Irmandade Muçulmana Essam el-Erian e Saad el-Katatni.

A corte também condenou os líder da Irmandade Muçulmana Khairat el-Shater, Mohamed el-Beltagy e Ahmed Abdelaty à pena de morte no mesco caso. Penas de morte foram determionadas ainda para outros 13 julgados à revelia. Os condenados podem recorrer.

Após um breve recesso, o juri deve divulgar os veredictos em um caso relacionado a uma fuga em massa da cadeia. Na semana passada, o tribunal pediu pena de morte para Mursi, depois que ele e os corréus, incluindo o líder da Irmandade Badie, foram condenados pela morte e captura de policiais, ataques a instalações policiais e fuga da prisão durante levante contra o então presidente Hosni Mubarak.

O islamita Mursi foi o primeiro presidente eleito democraticamente no Egito e foi derrubado pelo Exército em 2013. Ele afirma que a corte não é legítima e descreve os julgamentos contra ele como parte de um golpe do ex-chefe do Exército Abdel Fattah al-Sisi, o atual presidente do país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.