Troca de piso em casa de Jerusalém revela banheiro milenar escondido

  • Por Reuters
  • 01/07/2015 15h06
Tal, morador de Ein Karem, desce escada na sala de sua casa que leva a banheiro com 2000 anos de história descoberto durante reform. 01/07/2015 REUTERS/Ronen Zvulun Reuters Tal

Uma família de Jerusalém descobriu debaixo de sua residência um banheiro de 2000 anos de existência destinada a rituais judaicos enquanto trocava o piso da sala de estar, informou a Autoridade de Antiguidades de Israel nesta quarta-feira.

Vasos de cerâmica dentro do banheiro ajudaram os arqueólogos a datar a descoberta ao século 1. A residência se encontra no vilarejo de Ein Karem, que a tradição acredita ser o local de nascimento de João Batista e que hoje é um bairro de Jerusalém.

Um alçapão coberto por um tapete, construído no novo piso após a descoberta da casa de banhos, agora sinaliza o ponto onde uma escadaria de pedra levava à antiga câmara, que tem 3,5 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 1,8 metro de profundidade.

A Autoridade de Antiguidades disse que, apesar das referências do Novo Testamento à “Cidade da Judeia”, que se acredita ter existido onde hoje se localiza Ein Karem, resquícios arqueológicos dos tempos de Jesus raramente foram encontrados no vilarejo.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.