Troca de presentes não defeituosos é optativa, mas lojistas a fazem para desovar estoque

  • Por Jovem Pan
  • 26/12/2014 12h54
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SÃO PAULO,SP,21.12.2014:25 DE MARÇO-MOVIMENTAÇÃO - Movimentação na Rua 25 de Março no centro da cidade de São Paulo, SP, neste domingo (21). . (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress) Renato S. Cerqueira/Futura Press/Folhapress) Movimentação na 25 de Março

Começa nesta sexta-feira (26) a temporada de troca de presentes de Natal, e o consumidor precisa ficar atento a seus direitos. Muitos lojistas aproveitam a insatisfação do cliente para desovar estoques encalhados, até com oferta de descontos.

Embora a troca seja obrigatória apenas em caso de produtos com defeitos, muitos comerciantes tentam fazer dinheiro. Falando à repórter Renarta Perobelli, a coordenadora institucional da Pro Teste, Maria Inês Dolci, orienta o consumidor para a hora das trocas.

(Ouça detalhes no áudio acima)

A Associação Comercial de São Paulo compartilha a mesma opinião e acredita que realizar uma troca é “obrigação” do lojista.

Em entrevista à repórter Cris Santos, o economista-chefe da instituição, Marcel Solimeo argumenta que essa é uma pratica normal.

E os consumidores foram questionados pela reportagem Jovem Pan sobre a troca dos presentes. E foi unânime a resposta: antes de comprar, todos se preocupam em saber se o estabelecimento efetua a troca.

Vale enfatizar que, por não haver obrigatoriedade, é importante o consumidor verificar os dias e horários em que é possível realizar trocas. A orientação é que o consumidor se informe, na hora da compra, sobre como funciona o sistema de trocas.

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