Tropas curdas repelem ataque do EI e matam 16 jihadistas no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 09/08/2015 14h59

Mossul (Iraque), 9 ago (EFE).- As tropas curdas repeliram neste domingo um ataque lançado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) na região de Sinjar, no norte do Iraque, no qual pelo menos 16 combatentes jihadistas morreram e mais de dez ficaram feridos, informaram fontes locais.

O governador de Sinjar, Meiser Haji Saleh, disse à Agência Efe que o EI lançou uma grande ofensiva contra as linhas defensivas dos “peshmergas” no norte da cidade de Sinjar, capital da região de mesmo nome, localizada na província de Ninawa.

Os jihadistas usaram bombas e vários veículos blindados. Os confrontos duraram mais de uma hora e meia, segundo as fontes.

Os aviões pertencentes à coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos também intervieram e bombardearam posições do EI nos bairros de Shuhada, Al Nasr e Ismail Bek, no norte de Sinjar, que estão sob controle dos jihadistas.

Além disso, Saleh revelou que um soldado curdo ficou ferido nos confrontos. Os ataques aéreos acabaram destruindo dois veículos militares dos “peshmergas”.

O EI tomou o controle da região de Sinjar no início de agosto de 2014, mas as forças curdas conseguiram recuperar grande parte do território após intensos combates com os jihadistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.