Tropas do presidente do Iêmen seguem avançando em territórios dos houthis

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 16h58

Sana, 5 ago (EFE).- Forças leais ao presidente do Iêmen, Abdo Rabbo Mansour Hadi, anunciaram nesta quarta-feira novos avanços em territórios dos rebeldes houthis em províncias do centro e do sul do país, após vários confrontos entre as partes.

Fontes da Resistência Popular, grupo ligado ao líder iemenita, afirmaram à Agência Efe que os combates se intensificaram em diferentes pontos do país, depois das vitórias obtidas contra os houthis no sul do Iêmen.

As tropas leais a Hadi avançaram desde Áden rumo à cidade de Zanyibar, onde a coalizão árabe, liderada pela Arábia Saudita, lançou vários ataques aéreos contra posições dos rebeldes xiitas.

Já na província de Lahech, também no sul, as forças de resistência do governo, ajudadas por outras milícias, recuperaram o controle da capital Al Huta, a 50 quilômetros de Áden, em combates que começaram na noite de terça-feira.

Testemunhas disseram à Agência Efe que combatentes da Resistência Popular, apoiados por veículos blindados do Exército, chegaram à cidade de Al Habilin, entre Lahech e a província de Al Dalea. Os moradores os receberam com tiros para o alto, comemorando a vitória do grupo sobre os rebeldes houthis.

Na província de Al Baidah, no centro, aviões da coalizão lançaram dois bombardeios contra uma base militar dos rebeldes no acesso oeste da cidade, capital da província de mesmo nome, provocando a morte de pelo menos 12 integrantes dos houthis.

Por outro lado, os houthis anunciaram hoje que derrubaram um helicóptero saudita do tipo Apache no noroeste do Iêmen, na fronteira com a Arábia Saudita, o que causou a morte de todos os tripulantes da aeronave. EFE