Tropas israelenses matam jovem palestino em operação na Cisjordânia

  • Por Agencia EFE
  • 16/12/2014 09h50
  • BlueSky

Ramala (Cisjordânia), 16 dez (EFE).- Tropas israelenses mataram nesta terça-feira um jovem palestino e feriram outro em um enfrentamento no campo de refugiados de Qalandia, próximo a Ramala, informaram fontes oficiais.

Segundo o escritório de informação militar, os militares entraram na área palestina ocupada para efetuar uma prisão e abriram fogo contra o jovem, que supostamente portava uma bomba e ameaçava detoná-la.

Testemunhas disseram à Agência Efe que o jovem estava no telhado da casa e que em nenhum momento foram escutados disparos antes dos soldados atirarem.

Médicos em Ramala afirmaram que o corpo do jovem, identificado como Mahmoud Abdullah Adwan, de 21 anos, apresentava um ferimento de bala na cabeça.

Neste ano, 51 palestinos morreram vítimas de disparos de soldados israelenses em Jerusalém Oriental e a Cisjordânia ocupada.

Há uma semana, o responsável palestino para “Assuntos das Colônias e o Muro do Apartheid”, Ziad Abu Ein, morreu em uma operação do exército israelense durante uma manifestação pacífica contra o confisco de terras palestinas para ampliar uma colônia ilegal perto de Ramala.

Organizações internacionais como a Anistia Internacional (AI) e grupos de defesa dos direitos humanos israelenses como a Btselem denunciam a impunidade dos soldados israelenses que fazem uso abusivo da força nas zonas ocupadas.

As organizações denunciam que muitas vezes os militares não respeitam o protocolo, que determina que os disparos sejam feitos em áreas não letais.

Só um dos soldados foi acusado até agora pela morte de palestinos, enquanto a maioria das investigações foram encerradas sem resultados. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.