Tropas polonesas, americanas e canadenses fazem treinamento no sul da Polônia
Varsóvia, 6 mai (EFE).- Uma centena de paraquedistas militares de Estados Unidos e Canadá participam de exercícios conjuntos com tropas polonesas no deserto de Beldow, no sul da Polônia, como parte das manobras que a Otan desenvolve em países fronteiriços com a Ucrânia.
Os militares pertencem à brigada de Infantaria de Choque número 173 dos Estados Unidos e ao regimento canadense de Infantaria Ligeira Princesa Patrícia, informou nesta terça-feira a imprensa local.
As tropas norte-americanas estão treinando junto com a sexta brigada Aerotransportada da Polônia em um “esforço” para garantir aos aliados seu “compromisso com a região”, afirmou o coronel Steve Warren, porta-voz do Pentágono dos Estados Unidos.
Exercícios similares acontecem nas repúblicas Bálticas (Lituânia, Estônia e Letônia) como resposta à crise na Ucrânia, onde o ministro da Defesa polonês, Tomasz Siemoniak, considera que “existem todas as características que podem levar a uma guerra civil”.
Em declarações feitas no último fim de semana para a imprensa local, Siemoniak também advertiu a presença de “sinais claros de ação russa” no leste da Ucrânia.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, visitará Varsóvia, a capital da Polônia, no próximo dia 4 de junho, um claro sinal do apoio de Washington a seus aliados poloneses.
O líder americano assistirá na Polônia aos atos de comemoração do 25º aniversário das primeiras eleições livres realizadas no país após décadas de comunismo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.