Trump admite que não terá bom relacionamento com premiê do Reino Unido
O pré-candidato do Partido Republicano à corrida presidencial dos EUA, Donald Trump, disse que ele pode ter um mau relacionamento com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, após ele ter chamado a proposta de Trump de barrar muçulmanos nos EUA de “estúpida, errada e que estimula divisões”.
Os comentários de Trump, transmitidos, nesta segunda-feira (16), em um programa de televisão da ITV, certamente irão causar um mal-estar no Reino Unido, onde os EUA são vistos como o país aliado mais próximo. Cameron se recusou a retirar os comentários que descrevem a proposta de proibir muçulmanos como “estúpida, errada e que estimula divisões”.
“Parece que não vamos ter um relacionamento muito bom”, disse Trump, na entrevista realizada em Nova York. “Eu espero, quem sabe, ter um bom relacionamento com ele, mas tudo indica que Cameron não está disposto a resolver o problema”, disse.
Na entrevista realizada no sábado (14), o megaempresário também descreve o novo prefeito de Londres, Sadiq Khan, como “rude” por chamá-lo de ignorante. O magnata disse que iria lembrar-se da reação hostil do prefeito, uma vez que, para Khan, um muçulmano, seria dada uma exceção à proibição temporária.
“Ele não me conhece, nunca se encontrou comigo, nada sabe sobre a pessoa que sou. Penso que foram comentários muito mal-educados e podem dizer-lhe que não me esquecerei deles”, acrescentou. “Estas são declarações muito desagradáveis”. Trump negou que ele entraria “em guerra” com Khan.
“Eu só acho que ele foi muito rude. Na verdade, fui o oposto. Eu o cumprimentei quando soube que ele ganhou a eleição e ele é muçulmano. Acho que ele que é ignorante por falar isso”. O escritório de Khan respondeu com ultraje às observações e disse que os eleitores norte-americanos irão rejeitar a opinião de Trump nas urnas.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.