Trump conversa com secretário-geral da Otan e com presidente do Conselho Europeu

  • Por Estadão Conteúdo
  • 18/11/2016 16h45
Caso dos e-mails pode ter chegado tarde para Trump virar o jogo

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, conversou nesta sexta-feira com o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, que disse que os dois concordaram sobre a importância da organização.

Em seu perfil no Twitter, Stoltenberg afirmou que teve uma “boa conversa” com Trump. “Nós dois destacamos a importância da Otan e de um aumento de gastos com defesa”, disse.

Os dois discutiram sobre como a Otan pode se adaptar a desafios de segurança, como o terrorismo, de acordo com um relato da conversa, divulgado pela organização. Na conversa, Stoltenberg agradeceu Trump por ter discutido o assunto durante a campanha e afirmou que concorda com a visão do republicano de que a Europa precisa aumentar os seus gastos com defesa.

Trump também conversou hoje com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. Foi a primeira conversa do presidente eleito dos EUA com um dirigente de importância da União Europeia

Os dois conversaram durante 10 minutos, de acordo com um relato da UE. Tusk repetiu o convite para Trump ir a Bruxelas e o republicano teria aceitado o convite. Trump também convidou Tusk para ir a Washington. Os dois conversaram sobre a crise na Ucrânia e sobre o Tratado Transpacífico. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.