Trump diz que em entrevista a revista que, se eleito, substituiria presidente do Fed
O candidato republicado à presidência dos EUA Donald Trump provavelmente substituiria Janet Yellen como presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), de acordo com uma entrevista à revista Fortune.
“Eu não quero comentar a nova nomeação, mas eu ficaria mais propenso a colocar outra pessoa no lugar”, disse Trump. Apesar disso, ele defendeu que acredita que ela está fazendo um “trabalho útil”.
O republicano também ponderou de forma enfática que vai acolher propostas para tirar o poder do Fed e permitir que o Congresso tome decisões sobre o funcionamento do banco central.
Não é a primeira vez que o candidato aponta sua insatisfação com a presidente do Fed. Em novembro, Trump criticou Yellen ao acusá-la de manter as taxas de juros baixas por razões políticas para ajudar o presidente Barack Obama. A Casa Branca negou.
Ainda na entrevista para a Fortune, conduzida na última terça-feira, ele manifestou apoio aos juros baixos. Além disso, defendeu que se o banco central aumentar as taxas agora poderia aumentar as dívidas dos Estados Unidos.
“A melhor coisa para nós neste momento é que as taxas de juros estão muito baixas”, afirmou. “Se a taxa for 3%, 4% ou qualquer outra, você começa a adicionar esse número a uma economia razoavelmente avariada em termos do que nós produzimos. Esse número é muito assustador”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.