Trump diz que se México não quiser pagar por muro, é melhor cancelar encontro

  • Por Jovem Pan com Estadão Conteúdo
  • 26/01/2017 13h46
MEX10. CIUDAD DE MÉXICO (MÉXICO), 25/01/2017.- Fotografía del 31 de agosto de 2016 del presidente de Estados Unidos, Donald Trump, durante su visita a México como candidato presidencial Republicano, en la casa presidencia de Los Pinos de Ciudad de México. Trump firmó hoy, miércoles 25 de enero de 2017, la orden ejecutiva que niega los fondos federales a las llamadas "ciudades santuarios", que protegían la deportación a los indocumentados. EFE/ARCHIVO/Jorge Núñez EFE/ARCHIVO/Jorge Núñez EFE - Donald Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o México, em seu perfil no Twitter, e afirmou que o vizinho deveria cancelar a próxima reunião entre os líderes dos dois países caso os mexicanos não queiram pagar pelo muro que Trump pretende construir na fronteira sul dos EUA.

“Os EUA têm um déficit comercial de US$ 60 bilhões com o México. Trata-se de um acordo unilateral desde o início do Nafta, com um número enorme de empregos e empresas perdidas. Se o México não está disposto a pagar pelo muro, que é um mal necessário, então seria melhor cancelar a próxima reunião”, afirmou Trump.

Trump e o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, têm uma reunião marcada para a próxima terça-feira, 31 de janeiro.

Muro

Nesta quarta (25), Trump assinou um decreto que autorizou a construção do muro na fronteira entre os dois países. 

Para o presidente norte-americano, as medidas autorizadas são para “assegurar a segurança e a integridade territorial dos Estados Unidos, assim como assegurar que as leis de imigração do país sejam fielmente executadas”. Um dos dois textos assinados por Trump prevê a construção de um muro na fronteira com o México.

Em discurso, Trump destacou que “uma nação sem fronteiras não é nação”. Segundo ele, de hoje em diante, os EUA voltam a ter controle de suas fronteiras. Para Trump, as medidas ajudarão a salvar vidas dos dois lados da fronteira. Ele ainda destacou que a relação dos EUA com o México vai melhorar e que uma economia saudável no país vizinho é muito positivo para os americanos.

Segundo Trump, as medidas relativas a fronteira e imigração ainda incluem a criação de uma unidade no Departamento de Segurança Nacional para tratar de casos envolvendo imigrantes. “Vamos tirar os criminosos dos EUA rapidamente”, prometeu. “Vamos salvar milhares de vidas”, afirmou, acrescentando que o objetivo é proporcionar comunidades seguras, dignidade e igualdade para todos.

Durante seu pronunciamento, Trump enfatizou que por anos a mídia ignorou as histórias de americanos feridos por imigrantes. “Não podemos ignorar as pessoas feridas pela política de fronteiras abertas”, comentou, dando exemplo de americanos que foram mortos no país por imigrantes ilegais.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.