Trump e outros líderes mundiais condenam ataques no Egito

  • Por Estadão Conteúdo
  • 09/04/2017 16h39
Agentes de segurança investigam cena do atentado na Igreja de São Jorge (Mari Girgis) EFE/EPA/KHALED ELFIQI Atentados contra igrejas coptas matam dezenas no Egito

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se disse neste domingo “muito triste ao ouvir sobre o ataque terrorista no Egito”, em sua conta oficial no Twitter. “Os EUA condenam fortemente. Tenho grande confiança de que o presidente Al Sisi lidará com a situação corretamente”, completou, se referindo ao presidente do Egito, Abdel Fattah Al Sisi.

Os ataques do Domingo de Ramos contra duas igrejas coptas ortodoxas na cidade de Tanta, no Delta do Nilo, e Alexandria, na costa do país, ocorreram menos de uma semana depois que Trump recebeu o líder egípcio na Casa Branca. Os dois países reafirmaram o empenho em trabalhar em conjunto para combater grupos radicais como o Estado Islâmico. Os dois ataques deste domingo mataram mais de 40 pessoas e deixaram cerca de 100 pessoas feridas.

Outros líderes mundiais também condenaram os atentados deste domingo. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, disse em comunicado que “o objetivo dos responsáveis, de causar uma divisão entre pessoas de diferentes fés vivendo pacificamente lado a lado, não deve ser permitido”. O presidente da França, François Hollande, expressou solidariedade ao Egito em declaração por escrito, dizendo que “mais uma vez, o Egito é atingido por terroristas que querem destruir sua unidade e sua diversidade”. Ele afirmou ainda que a França “mobiliza todas as suas forças em associação com as autoridades do Egito na luta contra o terrorismo” e oferece condolências às famílias das vítimas.

O governo de Israel também enviou suas condolências ao Egito. O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse ainda que deseja uma rápida recuperação para os feridos e que “o mundo tem que se unir e combater o terrorismo em todos os lugares”. O porta-voz do governo do Hamas em Gaza Fawzi Barhoum também condenou a violência e disse que o grupo “deseja segurança, estabilidade e prosperidade para o Egito e seu povo”.

Na Turquia, o porta-voz presidencial Ibrahim Kalin ofereceu suas condolências no Twitter e disse: “Nós condenamos veementemente os atrozes ataques terroristas contra igrejas no Egito no Domingo de Ramos hoje”. Mehmet Gormez, chefe dos assuntos religiosos na Turquia, “amaldiçoou” os ataques e disse que eles são o problema comum de toda a humanidade. “A imunidade de um lugar de culto, não importa a religião a que pertence, não pode ser violada e o assassinato sanguinário de fiéis inocentes não pode nunca ser perdoado”, disse Gormez em comunicado oficial. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.