Trump é ovacionado por multidão em grande comício no sul dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 22/08/2015 03h37
  • BlueSky

Washington, 21 ago (EFE).- O magnata imobiliário e pré-candidato republicano à Casa Branca em 2016, Donald Trump, foi ovacionado por uma multidão nesta sexta-feira durante um comício em um estádio de futebol americano em Mobile, Alabama, no coração do sul dos Estados Unidos.

Inicialmente o pré-candidato planejava realizar seu discurso no Centro Cívico da cidade, com capacidade para 4.000 pessoas, mas diante do número de solicitações, a campanha anunciou que o evento seria transferido ao estádio de futebol local.

No Ladd-Peebles Stadium, com capacidade para 43.000 pessoas, se concentraram cerca de 20.000, segundo a polícia, longe da lotação total prevista pela campanha de Trump, mas mesmo assim o suficiente para proporcionar um dos maiores atos de todos os candidatos até agora.

O magnata, que lidera por ampla margem todas as enquetes sobre as primárias republicanas, recorreu a seus temas frequentes: voltou a atacar os imigrantes ilegais, insistiu na necessidade de construir um muro na fronteira com o México e criticou seus rivais políticos por serem “fracos” e depender das contribuições dos doadores.

“Faremos os Estados Unidos melhores do que jamais foram”, disse Trump às arquibancadas do estádio, em uma reinterpretação de seu slogan “Fazer os EUA grandes de novo”.

Trump esbanjou carisma e brincou sobre seu peculiar penteado, alvo de várias brincadeiras nos EUA, e prometeu que, se chovesse, tiraria o boné para demonstrar “de uma vez por todas” que o cabelo é realmente seu.

A visita do magnata ao Alabama, estado que geralmente vota em massa nos republicanos, gerou surpresa na imprensa americana, pois se trata de um colégio eleitoral que geralmente não recebe atenção dos candidatos nos processos de primárias.

Os candidatos costumam voltar-se aos primeiros estados a realizar primárias, como Iowa, New Hampshire e Carolina do Sul, ou àqueles “ambíguos” politicamente que podem optar tanto por democratas como por republicanos, como Ohio, Pensilvânia, Colorado, Nevada e Flórida.

A estratégia de Trump neste caso, no entanto, passa por fortalecer-se no sul (fortemente republicano), já que uma vitória não só no Alabama, mas também em estados vizinhos como Mississipi, Geórgia e Louisiana faria com que os demais republicanos do país tivessem que encará-lo definitivamente como um candidato “sério”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.