Trump e Partido Republicano desdenham do apoio de Obama a Hillary

  • Por Agência EFE
  • 09/06/2016 18h44
MIA09. JUPITER (FL, EE.UU.), 08/03/2016.- El magnate inmobiliario y aspirante presidencial Donald Trump habla hoy, martes 9 de marzo de 2016, tras imponerse en las elecciones primarias del Partido Republicano celebradas en Michigan (EE.UU.), llevándose así el estado más codiciado de la noche, según las proyecciones de los principales medios. Trump consiguió de esta manera la mayoría de los 59 delegados en liza en ese estado, insignia del antiguo apogeo industrial del país venido a menos con la desindustrialización y donde las encuestas ya le vaticinaban una importante ventaja frente a sus rivales. EFE/CRISTOBAL HERRERA EFE/CRISTOBAL HERRERA Magnata bilionário Donald Trump fala na Flórida nesta quarta (9)

O Partido Republicano e candidato da legenda à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, desdenharam nesta quinta-feira do apoio oficial do presidente do país, Barack Obama, à virtual indicada democrata ao pleito, Hillary Clinton.

“Obama acaba de apoiar à desonesta Hillary. Ele quer quatro anos mais de Obama, ninguém mais os quer”, disse Trump em sua conta oficial no Twitter.

Na mesma linha, o presidente do Comitê Nacional Republicano (RNC), Reince Priebus, afirmou em comunicado deixa claro o apoio de Obama “deixa claro o que Hillary Clinton telegrafou durante toda a campanha: ela concorre para dar um terceiro mandato às políticas fracassadas do presidente Obama”.

“O presidente Obama pisoteou a Constituição, enterrou nosso país numa avassaladora dívida de US$ 8 trilhões, comandou a economia mais frágil em uma geração Y, e, com a ajuda de Hillary, perseguiu uma perigosa política externa que nos fez menos seguros”, disse Priebus.

O presidente do responsável pelo Partido Republicano acrescentou que Hillary, como secretária de Estado de Obama entre 2009 e 2013, colocou a segurança nacional “em risco com o uso ilícito de seu servidor de e-mail, concebido para se esquivar das leis de transparência do governo e esconder suas ações imorais como a primeira diplomata do país”.

“Hillary Clinton é a primeira candidata presidencial sob investigação do FBI”, destacou Priebus, em referência aos questionamentos do órgão sobre o uso do e-mail privado da pré-candidata democrata para assuntos oficiais como chefe da diplomacia americana.

“Não acredito que tenha havido uma candidata para este cargo mais imoral e de menor confiança do que Hillary Clinton”, disse Priebus.

Os republicanos fizeram as declarações depois de Obama ter anunciado seu apoio oficial a Hillary como virtual candidata democrata à presidência nas eleições de novembro.

“Não acredito já tenha havido alguém tão qualificado para ocupar esse posto como Hillary”, disse Obama em vídeo divulgado pela Casa Branca e pela campanha da ex-secretária de Estado.

O anúncio do apoio formal de Obama à candidatura de Hillary ocorreu pouco depois de o presidente ter se reunido na Casa Branca com o outro concorrente à indicação, o senador Bernie Sanders.

Após a reunião com Obama, Sanders afirmou que se espera se reunir com Hillary para ver como podem “trabalhar juntos” para derrotar Trump nas eleições de novembro. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.