Trump escolhe deputado republicano Tom Price para secretário de Saúde dos EUA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 29/11/2016 10h04
  • BlueSky
MHR02. WASHINGTON (EE.UU.), 10/11/2016.- El presidente electo de EE.UU. Donald Trump se dirige a periodistas durante una reunión con el presidente de EE.UU. Barack Obama (no en la foto) en la oficina Oval de la Casa Blanca hoy, jueves 10 de noviembre de 2016, en Washington (EE.UU.). EFE/MICHAEL REYNOLDS EFE/MICHAEL REYNOLDS Donald Trump no Salão Oval da Casa Branca - EFE

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, selecionou o presidente do Comitê Orçamentário da Câmara dos Representantes, o republicano Tom Price, como seu nome para secretário do Departamento de Saúde e Serviços humanos, segundo a equipe de transição de governo. O congressista, no sexto mandato, estará no comando do órgão que provavelmente desmantelará a reforma no sistema de saúde realizada pelos democratas em 2010.

Price, de 62 anos, tem formação em ortopedia e é um dos vários médicos republicanos que buscam uma posição de destaque na próxima administração. Boa parte da crítica do Partido Republicano à reforma de saúde realizada pelo Partido Democrata, conhecida como Obamacare, é centrada na autoridade dada ao governo federal e ao órgão que Price agora comandará. “Nós achamos que é importante que Washington não esteja no comando dos cuidados com saúde”, afirmou Price em entrevista anterior. “O problema que eu tenho com o Obamacare é a premissa de que Washington sabe mais.”

O deputado tinha sua própria proposta para reformar a saúde nos EUA, com créditos tributários ajustados para cada idade para as pessoas que compravam seguro-saúde, caso não tivessem acesso a um plano em seu emprego ou por meio de um programa do governo. As pessoas que integravam os planos do governo, como o Medicare, o Medicaid ou o Tricare, também teriam a opção de abandonar a iniciativa e obter crédito tributário para a cobertura privada dos gastos com saúde. Price anteriormente defendia deduções tributárias em seus planos, mas depois passou a privilegiar o sistema de créditos, por considerá-lo mais transparente.

O futuro secretário de Saúde já disse, porém, que está disposto a dialogar com outros políticos sobre o melhor sistema para o setor no país. Price votou contra o financiamento federal para o aborto e foi contrário a que os planos de saúde cobrissem contraceptivos sem custos extras para o usuário.

Price precisa ainda ser confirmado pelo Senado norte-americano para o posto.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.