Trump lamenta acordo com democratas para aprovar financiamento ao governo

  • Por Estadão Conteúdo
  • 02/05/2017 11h00
  • BlueSky
WAS01 WASHINGTON DC (ESTADOS UNIDOS) 11/04/2017.- El presidente estadounidense, Donald J. Trump, participa en un debate sobre políticas y estrategia con presidentes de compañías en la Biblioteca del Departamento de Estado en Washington DC (Estados Unidos) hoy, 11 de abril de 2017. EFE/Olivier Douliery / Pool EFE/Olivier Douliery Donald Trump - EFE

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump lamentou o fato de que precisou negociar com senadores democratas a viabilização de US$ 1 trilhão adicionais para financiar as despesas do governo até o fim de setembro. 

“O motivo para que o plano tenha sido negociado entre republicanos e democratas é que precisamos de 60 votos no Senado e nós não os temos!”, escreveu Trump em seu perfil no Twitter, acrescentando que o partido precisa eleger mais republicanos em 2018 ou mudar a regra que exige uma maioria qualificada para aprovar esse tipo de medida na Casa.

A necessidade de contar com votos de opositores para manter o governo funcionando fez com que medidas defendidas pela Casa Branca, como o financiamento da construção do muro na fronteira com o México ou cortes adicionais na Saúde e em pesquisa científica, fossem barrados no texto final, que deve começar a ser votado hoje no Congresso. Os recuos foram entendidos como uma derrota do presidente e uma demonstração de força dos democratas no Senado.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.