Trump modera o tom sobre imigração após reunião com presidente do México
O candidato do Partido Republicano para a presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, moderou sua retórica sobre comércio e imigração na sequência de um encontro com o presidente do México, Enrique Peña Nieto, na última quarta-feira.
Trump disse que tentaria “melhorar” o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta, na sigla em inglês) e disse que serguiria fabricando “em nosso Hemisfério”, referindo-se à América do Norte.
Durante sua campanha, o magnata nova-iorquino prometeu manter os empregos dentro dos EUA e que puniria companhias americanas que se mudassem para o México, além de impor novas tarifas às importações.
Trump, que também prometeu fazer o México pagar por uma extensão do muro ao longo da fronteira entre os dois países, disse que não discutiu o pagamento do muro com o presidente mexicano, mas disse que a barreira era “um objetivo compartilhado”.
Peña Nieto, no entanto, o governo mexicano não subsidiaria uma barreira na fronteira. “No começo da minha conversa com Donald Trump, eu deixei claro que o México não pagaria pelo muro”, escreveu o mandatário em sua conta no Twitter.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.