Trump quer diminuir custos do programa F-35 e critica gastos de defesa dos EUA

  • Por Estadão Conteúdo
  • 12/12/2016 13h29
  • BlueSky
BIRCH RUN, MI - AUGUST 11: Republican presidential candidate Donald Trump speaks at a press conference before delivering the keynote address at the Genesee and Saginaw Republican Party Lincoln Day Event August 11, 2015 in Birch Run, Michigan. This is Trump's first campaign event since his Republican debate last week. (Photo by Bill Pugliano/Getty Images) Donald Trump

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira que pretende reduzir os custos do programa de armas mais caro do Pentágono, o de aviões de combate F-35, quando assumir o governo. 

Em mensagem postada no Twitter, Trump disse que “o programa F-35 e o seu custo estão fora de controle. Bilhões de dólares podem e serão salvos das compras militares após dia 20 de janeiro”. 

O tuíte de Trump ocorre no mesmo dia em que o Secretário de Defesa, Ash Carter, visita Israel, que se prepara para receber os dois primeiros aviões de combate F-35 da próxima geração, que tem o objetivo de ajudar a preservar o poder militar dos EUA em um Oriente Médio volátil. 

O programa F-35 tem um custo estimado de cerca de US$ 400 bilhões. Israel está entre um pequeno número de aliados que terão o avião.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.