Trump supera Kasich e Cruz na primária republicana de Rhode Island
O empresário e pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos Donald Trump venceu, nesta terça-feira, as eleições primárias da legenda no estado de Rhode Island e levará a maior parte dos 19 delegados em disputa, de acordo com as projeções dos principais veículos da imprensa americana. Esta é a quinta vitória de Trump na noite de hoje, depois dos triunfos em Maryland, Connecticut, Pensilvânia e Delaware. Além disso, representa um domínio total do empresário na região da Nova Inglaterra, já que ele bateu seus rivais Ted Cruz, senador pelo Texas, e John Kasich, governador por Ohio, nos estados vizinhos de Massachusetts e New Hampshire. Apesar de a vitória em Rhode Island ser bastante expressiva, de acordo com as projeções Cruz e Kasich ainda podem conquistar alguns delegados no estado, pois eles são repartidos de forma proporcional. Os cinco triunfos servirão para o republicano ampliar ainda mais a vantagem sobre seus rivais e se aproximar dos 1.237 delegados necessários para obter a indicação automática do Partido Republicano para disputar a presidência em novembro.
Vitória amplia influência do empresário
Os cinco triunfos servirão para Trump ampliar ainda mais a vantagem sobre seus rivais e se aproximar dos 1.237 delegados necessários para obter a indicação automática do Partido Republicano. O empresário levará a maioria dos 118 delegados em jogo nos cinco estados, que se somarão aos 845 com os quais ele já contava antes da votação de hoje. Trump precisa vencer 63% dos delegados nos estados que ainda não votaram, inclusive os desta nova Super Terça, se quiser garantir a indicação republicana, de acordo com uma projeção elaborada pelo “The Washington Post”. Para conter o avanço de Trump, Cruz e Kasich anunciaram, no domingo, uma aliança para tentar evitar que o empresário obtenha os delegados necessários para garantir a indicação republicana. O pacto, porém, não afeta os estados que votaram hoje e outros três que irão às urnas mais adiante: Indiana, Oregon e Novo México.
Donald Trump, afirmou que sua vitória nas primárias da região foi “maior do que esperava” e se mostrou confiante de que ganhará facilmente a indicação presidencial. “Para mim, isso já acabou”, afirmou, em mensagem a seus seguidores e em uma entrevista coletiva posterior em Nova York, pouco depois de saber que tinha obtido uma vitória arrasadora nas prévias de hoje.
Hilary também triunfa
Pelo lado Democrata, a grande vencedora foi Hillary Clinton, obtendo a liderança na Pensilvânia, Maryland, Connecticut e Delaware, enquanto Rhode Island ficou com Bernie Sanders, de acordo com os resultados provisórios e projeções dos veículos de imprensa americanos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.