Tsipras afirma que negocia firme, mas não quer ruptura com Europa

  • Por Agencia EFE
  • 17/02/2015 14h28

Atenas, 17 fev (EFE).- O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, afirmou nesta terça-feira que seu governo se mantém “firme” nas negociações com os membros europeus, mas não procura “uma ruptura” com a União Europeia (UE).

“Estamos comprometidos com uma solução viável. Negociamos firmes, mas não queremos uma ruptura”, afirmou Tsipras em discurso para o grupo parlamentar do Syriza, em alusão ao ultimato que o Eurogrupo deu ontem à Grécia sobre a extensão do atual programa de resgate.

No entanto, ressaltou que seu governo “não chantageia nem se deixa chantagear e não aceitará nenhum tipo de ultimato”.

O primeiro-ministro explicou que a Grécia rejeitou o documento apresentado ontem pelo Eurogrupo porque não só pedia para “aplicar as medidas do memorando (o programa de resgate), mas também aceitar um superávit primário exagerado e privatizações”.

Tsipras destacou que o fato de esse documento substitur um texto apresentado anteriormente pelo comissário de Assuntos Econômicos e Monetários, Pierre Moscovici, “é a prova de que há gente que põe em jogo não só a Grécia, mas a Europa”.

“Somos otimistas que haverá um acordo que não implique em voltar ao passado de falta de dignidade. Não há caminho para trás”, disse, e acrescentou que “a solução não será apresentada por tecnocratas, mas por líderes políticos”.

Tsipras insistiu que confia que haverá uma solução “porque no Eurogrupo estivemos a cinco minutos de alcançá-la”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.